quinta-feira

CNBB, em nota oficial condena o uso da "fé cristã" contra a Dilma

A Comissão Brasileira Justiça e Paz, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), divulgou uma nota pública para condenar o uso da fé cristã no processo eleitoral. O documento surge depois das acusações contra a candidata Dilma Rousseff (PT), que nega ser favorável ao aborto. "Muitos grupos, em nome da fé cristã, têm criado dificuldades para o voto livre e consciente", diz a nota.

Critica-se também a nota da Regional Sul 1, que não recomentou o voto em Dilma. A CNBB nacional condenou o texto e afirmou que não representa o pensamento da entidade. "Continua sendo instrumentalizada eleitoralmente a nota da presidência do Regional Sul 1 da CNBB, fato que consideramos lamentável, porque tem levado muitos católicos a se afastarem de nossas comunidades e paróquias", denuncia a comissão.

Share/Save/Bookmark

6 comentários:

Anônimo disse...

CNBB - Um bom Católico que se pauta pela verdadeira Doutrina Católica, percebe claramente que foi um dos graves erros do Concílio Vaticano II ter permitido a "democratização" (nunca antes permitida por 2000 anos) dos seus bispos em Associações (leia-se "Conferência") regionais. Como a Igreja foi infiltrada por marxistas-lenilista (leia-se T. da Libertaçã), a consequencia está ai, a olhos vistos, como nessa Nota da CNBB (hoje um triste caricatura da Santa Igreja). E o que é pior: não mais seguindo as instruções do Santo Padre, nossos bispos - no Brasil - tornaram-se flagrantemente CISMÁTICOS.
nessa "NOTA" se identifica claramente:
Por motivos claros e/ou obscuros a entidade máxima da Igreja Católica no Brasil (cria da “democratização” post Conciliar) se manifesta:
- por convicção ideológica pró-marxismo (através da T da L);
- com receio de perder fiéis, que certamente se pautam pela cartilha marxista (“consideramos lamentável, porque tem levado muitos católicos a se afastarem de nossas comunidades e paróquias”);
- usando argumento para “boi dormir”: “"Muitos grupos, em nome da fé cristã, têm criado dificuldades para o voto livre e consciente", diz a nota.”
Que Deus Nosso Senhor perdoe seus falsos pastores, que por falta de Fé causaram o desastre da proliferação das inumeráveis seitas (milhares!!) ditas "evangélicas" ou protestantes, que, infelizmente, "vende" mais Doutrina que a a única Santa Madre.
(a) Plínio Magno

Anônimo disse...

É um absurdo esta nota da CNBB. É publico e notório (talvez somente os srs. bispos desconheçam) a posição pró aborto da Dilma, existe até vídeos em que ela afirma categoricamente ser a favor. Tem o PNDH3, tem o programa do PT. Quem assina este documento da CNBB deve ser a ala esquerdista e atéia da CNBB.

disse...

Olá!

Acho que o que está em jogo nestas eleições, como em outra qualquer, é o real papel da Igreja Católica, que tem responsabilidade, sim, na orientação e evangelização, no sentido da ação pautada pela ética e iluminada pela fé crista, e não com um comportamento que a possa ser induzida a ser identificada como e com tal partido ou cabo eleitoral de tal candidato, como afirma o Dom Valmor de Oliveira Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte, em artigo sobre as eleições, como pode ler no trecho abaixo - entre aspas - e é o que vem acontecendo com a nominação explicita de um candidato/partido, na pregação e satanização da Dilma Roussef.

Outro aspecto importante, é que, a partir da comprovação de ação do outro candidato – José Serra - PSDB, em ações administrativas como Ministro da Educação, no governo FHC, regulamentando procedimentos que facilitam o aborto via SUS, quando a campanha contra a Dilma Rousseff, é fundamentada em hipóteses ou afirmações e ou opiniões sobre a descriminalização do aborto, evidencia uma grande contradição da ação da Igreja, que prega, na realidade, o voto naquele candidato que já fez, provou, ações contra à vida e a favor do aborto, de fato.

Como pode conferir no artigo: http://colunadleitor.blogspot.com/2010/10/serra-aprovou-abortos-quando-ministro.html ou no vídeo onde o Pe. Léo condena o Serra/FHC por aprovarem o aborto, http://novaseboas.blogspot.com/2010/10/padre-leo-criticando-serra-e-fhc-por.html,

A nota da CNBB, foi precedida pela nota oficial do Monsenhor Jonas Abib, pedindo desculpas pelos excesso cometidos, contra a Dilma Rousseff em sermão de padre, na Canção Nova, http://novaseboas.blogspot.com/2010/10/nota-oficial-da-comunidade-cancao-nova.html

Logo, como disse o Dom Valmor de Oliveira Azevedo, em texto – entre aspas abaixo – a Igreja não pode agir como partido ou cabo eleitoral de qualquer candidato, mas tão somente na orientação ética e conscientização do fiel nos princípios da fé e dos valores cristãos e da Igreja, para que possa fazer um voto de consciência na defesa da vida e dos valores cristãos, para a construção de um pais democrático e com mais justiça social.

“Na verdade, o discurso ético, incidindo no contexto eleitoral, é tão mais forte em si do que o partidário, que respeita e investe na cidadania e tem força para influir nos resultados eleitorais. Compreende-se, portanto, que o horizonte ético traçado para avaliar cada candidato tem incidência nos resultados eleitorais. Aliás, precisa ter, sem entrar na confusão que seria gerada ao dizer que a Igreja não é mais a Igreja, e sim o partido tal, ou cabo eleitoral de tal candidato.

Cada cidadão, iluminado pela fé e pela ética, tem poder, agora, de definir novo quadro político e influenciar, de maneira determinante, nos resultados eleitorais.”

Um abraço

disse...

Links (reduzidos)dos artigos citados acima que, pelo visto, ficaram "quebrados":

Serra aprovou abortos quando Ministro da Saúde/FHC, Confira!

http://is.gd/g1Qk0

Veja o Padre Léo criticando Serra e FHC por permitir o aborto no Brasil

http://is.gd/g1Qk0

Nota Oficial da Comunidade Canção Nova sobre as eleições 2010

http://is.gd/g1QgQ

É isso, é só copiar e colar na barra de endereço do navegador.

Anônimo disse...

LA Que a Dilma não é "santa", evidente. Que o Serra é também socialista, é claro. Que a CNBB engana os bobos, podemos ver.
AFINAL: interessa aos CATÓLICOS conseguir dos candidatos o COMPROMISSO de jogar no lixo o PNDH-3!

Estão trabalhando nisso?
Os Católicos (leigos) são impedidos no seu apostolado pela Hierarquia... será medo de perder o controle?
Que articulação real há dos CATÓLICOS para que possam fazer valer os princípios e valores e filosofia da Nação Terra de Santa Cruz?
Quando um CANDIDATO apresentar-se defendendo claro tal opinião vencerá fácil, fará um governo para o Brasil real, e o Brasil ocupará seu lugar de direito.

J.José disse...

Olá!

É, você levantou uma boa questão: O que pretende realmente a igreja, agindo como partido politico de um candidato em cujo histórico já provou que não segue o “catecismo” católico/cristão? Não. Não estou me referindo à Dilma, já que as acusações que fazem contra ela se fundamentam em hipóteses, mas, no Serra que, como sabemos, já tem serviços prestados à causa do aborto ou contra a vida.

Então, o que pretende, de fato, a igreja? Se como diz, a CNBB engana os bobos... onde estariam os tais princípios éticos e cristãos que tanto pregam para os outros, ou como diria o Maquiavel: Os fins – quais? - justificam os meios? A mentira, o julgamento e a condenação sem provas. A execração publica de uma pessoa usando como pretexto, hipóteses?

A título de que agem em conluio com uma mídia que já pregou – e prega, não agora, por que não convém - o aborto, a destruição de valores éticos e cristãos e da família, e a um partido e candidato que já tiveram o poder nas mãos por tanto tempo e ignorou solenemente as necessidades - de vida e decência - de grande parte da população, resgatadas, apenas, no atual governo – Lula – tão condenado pela igreja e pintado com as cores do inferno como fazem, agora, com a Dilma.

Afinal, o que se esconde por trás deste projeto da igreja? Porque, como diz, impede a atuação do católicos leigos, por medo de perderem o controle... de que? Da mistificação e da mentira?

É isso! Sou católico e este blog se pretende cristão católico, mas, esta igreja que esta aí, definitivamente, não é a minha.