quarta-feira

Festas de São João, ainda resistem em alguns países e no Nordeste do Brasil

As festas juninas ou Festa de São João é uma tradição que surgiu na Europa, festejada originalmente por católicos como comemoração do evento bíblico segundo o qual Isabel, mãe de São João Batista, teria feito um acordo com Maria, mãe de Jesus, de acender uma fogueira em um lugar alto para comunicar-lhe o nascimento do seu filho.

Daí a fogueira ser, pelo menos originalmente, o ponto central da festa, e é assim que continua sendo comemorado em outros países. É o caso da Finlândia – terra do Papai Noel – que ainda mantém a tradição e faz grandes festas por todo o país.

No Brasil, a mistura do “sagrado com o profano”, que ocorre com muitas festas religiosas, mudou um pouco as características da festa e, hoje, prevalece o seu aspecto profano, e mesmo a fogueira como símbolo maior parece ter perdido importância.

As comemorações, pelo menos as mais visíveis, se encontram no Nordeste do Brasil, aonde chega a rivalizar com o Carnaval, em numero de pessoas e movimento.

Parece estar havendo um movimento de retorno às origens – na festa profana – de impedir a excessiva modernização, o que a estava deixando cada vez mais próxima do Carnaval.

Quanto ao seu lado religioso, ela ainda continua, mesmo que residualmente, em pequenas cidades do interior, onde as rezas e as comidas típicas ainda existem e resistem
.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: