A Campanha da Fraternidade desse ano, com o tema: Fraternidade e Segurança Publica e lema A Paz é Fruto da Justiça -, que tradicionalmente é lançada pela CNBB , na Quaresma não se esgotou nas solenidades e ações imediatas ao seu lançamento.
É uma proposta de reflexão e ação – pessoal e coletiva – para todo o ano. No caso, a violência, esta na ordem do dia e, de alguma maneira nos afeta a todos, mesmo que através do noticiário que chega a nossa casa e a nossos corações e mentes, afetando a nossa vida, a partir do momento que contribui para a incerteza, a insegurança e o medo.
É preciso continuar a reflexão sobre o que podemos fazer, efetivamente, para contribuir, se não para resolver, pelo menos para dar a nossa contribuição por menor que seja.
Leia também: “Os conflitos e guerras começam em cada um de nós”.
Um ponto de partida interessante é observar a quantas andam as nossas pequenas violências pessoais no cotidiano – em casa, no trabalho e na rua -, sejam elas mentais, verbais ou mesmo físicas.
Isso é importante porque é dessa pequena contribuição que se gesta a violência coletiva que a todos afeta, indistintamente.
Você acha que podemos fazer, realmente, algo para tornar o mundo mais pacífico e melhor para vivermos?
Dê a sua opinião!
Nenhum comentário:
Postar um comentário