segunda-feira

Que “...seja um Francisco I, um Papa de sandálias para caminhar", diz L.Boff


"O Papa Francisco é uma promessa.Primeiro o nome.S.Francisco recebeu de Cristo o pedido de reconstruir a Igreja.Francisco é irmão universal.

A escolha do novo Papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, jesuíta, cardeal de Buenos Aires, surpreendeu muita gente, pois não integrava a lista dos principais favoritos.

Até por não ser midiático não é tão conhecido assim. Seus adjetivos na imprensa são de que é conservador, porém mais moderado do que Bento XIV, levava uma vida modesta e humilde em Buenos Aires, trocando o palácio que caberia ao Cardeal por uma residência simples, andava de metrô e ônibus, defendia e andava ao lado também dos mais pobres, atacava o neoliberalismo por um lado, e não se dava muito bem com os Kirchner por outro.

Os católicos tem no Papa seu líder máximo e guia. Os não católicos esperam que seja um humanista atuante pela paz e, portanto, pelo diálogo; pela dignidade humana na luta contra a pobreza no mundo, e na defesa dos direitos humanos universais.

Conservador, dizem. Mas a religião católica é conservadora em seus dogmas, logo seria quase impossível encontrar algum dos Cardeais que não fosse conservador em algum grau. 


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: