domingo

Individualismo e solidão

A solidão é como uma forma de “alergia social” que nasce no fundo do coração e, se não “tratada” a tempo priva-nos de uma condição humana essencial, a relação ou a interação pessoal e/ou social, que é o próprio caminhar. (de noOlhar)

Existem dois aspectos ou princípios que deram, e dão o tom de nossa época. O principal deles, fundamento do sistema capitalista por excelência que, entretanto, não inventou nada e só estimulou e exacerbou uma qualidade, não necessariamente positiva do ser humano, é o individualismo

O outro foi a desqualificação ou destituição de quaisquer valores ou princípios que sempre serviram de referencial às pessoas, sejam eles valores éticos, morais, religiosos ou mesmo estéticos e familiares, é o “ideário” da pós-modernidade.

Paradoxalmente o que a caracteriza – a pós-modernidade – é a inexistência de princípios, valores, normas ou paradigmas de qualquer natureza, mas, se “orienta” por princípios claros.

O individualismo exacerbado como vemos por aí, cultuado como pressuposto para o sucesso e o se dar bem no trabalho, nas relações pessoais e na vida como um todo, tem levado a um crescimento galopante da solidão e do medo. 


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: