segunda-feira

Sacolas plásticas, rejeitá-las é uma forma simples de fazer a sua parte

Pequenas atitudes podem gerar grandes resultados. No cuidado e uso racional dos recursos naturais e preservação do meio ambiente não é diferente. Cada um de nós, embora não tenha conhecimento e/ou consciência, já nasce com uma forte pegada ecológica, que se acumula ao longo da vida.

As sacolas plásticas, por exemplo. Bilhões delas são produzidas – com grande custo ambiental pela emissão de carbono, além de consumirem matéria prima fóssil, são consumidas e descartadas nos lixões e aterros sanitários, iniciando uma vida longa – centenas de anos – comprometendo o meio ambiente e a qualidade de vida.

Você pode começar a fazer alguma coisa, a sua parte. Não espere por alguma lei restritiva ou que proíba o seu uso para deixar de contribuir com este estado de coisas. Hoje, por exemplo, em uma saída rápida ao centro da cidade, eu recusei 6 sacolas plásticas.

A primeira em uma farmácia, depois um caderno em uma papelaria, 2 pratinhos plásticos para vasos de plantas em outra loja, um kg de açúcar mascavo em uma loja de produtos naturais, alguns DVDs e, por último, em um mercadão, 2 doces de leite pequenos, já embalados, que o vendedor colocou em um saquinho de papel e em seguida em uma sacola plástica. Tudo foi levado na mochila.

Isso prova que elas nem sempre são necessárias. É só usar o bom senso. Parece pouco, mas, antes do resultado prático, existe aquele de auto-educação e consciência ambiental, e a certeza de que está fazendo algo pelo seu bem estar, e de todos os demais no planeta.
Fonte: metanoverde

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: