domingo

Dicas e Informações Sobre o Azeite de Oliva


Já escrevemos aqui um artigo: Como usar e aproveitar melhor o Azeite de Oliva, falando sobre as suas variedades, qualidades, além de seus grandes benefícios ao paladar e a saúde.

Como o Chá, mais tradicional, quando o que os diferencia é o estagio ou o momento de coleta das folhas de uma mesma planta, surgindo assim o chá verde, o chá preto, o banchá e outros, o azeite e/ou a azeitona, em todas as suas variedades, também, se originam da mesma árvore, a Oliveira.

O que determina, por exemplo, a cor ou o aroma do azeite, é o tipo de azeitona com o qual foi feito, ou seja, o verde de azeitonas verdes e o dourado de azeitonas maduras. Mas, o azeite em sua maioria resulta da prensagem de um “mix” de azeitonas em variados estágios de maturação.

Outro aspecto interessante do azeite é que, ao contrario dos vinhos, eles não melhoram com o tempo ou com o envelhecimento. O azeite tem que ser consumido o mais cedo possível, num prazo que é de, geralmente, até 18 meses após a extração. É bom lembrar, que a validade estampada nas embalagens dá-lhe um prazo de 3 anos, o que não convém, pelo menos ao paladar.

Para concluir, o azeite deve ser guardado em vidros, de preferência escuros, ou em latas de flandres ou de aço inox, além de conservá-lo em local fresco, sem luz e longe de produtos com cheiros fortes, pois, ele pode absorvê-los.

Leia artigo relacionado: 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: