É importante observar, na hora de comprar, a qualidade das sementes, pois, muitas delas costumam ter tratamento com agrotóxicos. Certifique-se com o vendedor.
Para brotar cereais e legumes, você vai precisar de um vidro, tipo compota ou maionese, e um tecido fino com a trama aberta, tule.
É só seguir os passos seguintes:
- coloque 3 a 4 colheres de sopa de sementes – soja, lentilhas, ervilha etc. – no vidro e cubra-os com água até o dobro do volume das sementes;
- deixe dormir com o vidro tampado com o tecido e, no dia seguinte, escorra toda a água e coloque o vidro deitado em um lugar escuro;
- as sementes devem estar sempre úmidas, para isso enxágüe-as todos os dias, de manha e a noite, escorra a água e volte a colocar o vidro em local escuro.
Se os brotos forem de cereais – arroz, trigo, milho, trigo sarraceno, centeio, cevada, etc. – eles estarão prontos quando atingirem o dobro do tamanho da semente e, se forem de legumes, estarão prontos quando atingirem de 5 a 7 centímetros.
Então, é só consumi-los como complementos de outros pratos ou sozinhos, crus ou refogados, especialmente crus, como saladas.
Obs. Antes de consumi-los, devem ser colocados ao sol por algumas horas, quando sintetizarão a clorofila, ficando esverdeados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário