domingo

Brotos de cereais ou legumes, um alimento rico e saudável produzido por você mesmo


Os brotos de cereais, legumes e hortaliças são ótimos alimentos, de grande valor nutricional e, o mais importante, não precisam ser comprados, pois podem se produzidos por você mesmo.


É importante observar, na hora de comprar, a qualidade das sementes, pois, muitas delas costumam ter tratamento com agrotóxicos. Certifique-se com o vendedor.

Para brotar cereais e legumes, você vai precisar de um vidro, tipo compota ou maionese, e um tecido fino com a trama aberta, tule.

É só seguir os passos seguintes:
  • coloque 3 a 4 colheres de sopa de sementes – soja, lentilhas, ervilha etc. – no vidro e cubra-os com água até o dobro do volume das sementes;
  • deixe dormir com o vidro tampado com o tecido e, no dia seguinte, escorra toda a água e coloque o vidro deitado em um lugar escuro;
  • as sementes devem estar sempre úmidas, para isso enxágüe-as todos os dias, de manha e a noite, escorra a água e volte a colocar o vidro em local escuro. 
Se os brotos forem de cereais – arroz, trigo, milho, trigo sarraceno, centeio, cevada, etc. – eles estarão prontos quando atingirem o dobro do tamanho da semente e, se forem de legumes, estarão prontos quando atingirem de 5 a 7 centímetros.

Então, é só consumi-los como complementos de outros pratos ou sozinhos, crus ou refogados, especialmente crus, como saladas.

Obs. Antes de consumi-los, devem ser colocados ao sol por algumas horas, quando sintetizarão a clorofila, ficando esverdeados. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: