sábado

TV e computador em excesso levam a debilidade e/ou inaptidão física de adolescentes

Lan House
Segundo dados do PNADPesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio, do IBGE, divulgados em 31/04/2010, 29,1% das pessoas com idade entre 14 e 19 anos sentem dificuldades em realizar alguma das atividades físicas triviais, como subir escadas e fazer pequenos esforços, dentre outros de uma lista apresentada na pesquisa.

Nesta faixa etária, este quadro é atribuído ao excesso de tempo em frente da TV e do computador e falta de atividades físicas, por mínimas que sejam. O agravante é que este quadro levará, fatalmente, a problemas de saúde mais sérios como excesso de peso ou obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.

Este quadro surpreende por que esta debilidade e/ou inaptidão física sempre foi um problema de pessoas idosas, como a própria pesquisa mostra que 72% dos idosos no país estariam nessas condições.

Como estudos já comprovaram que a obesidade infantil e adolescente, por exemplo, seria de responsabilidade dos pais, principalmente do pai, dá para inferir que os pais não estejam cumprindo as atribuições mais elementares em qualquer processo educativo: estabelecer regras e limites.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: